Rádio Louvação

sábado, 30 de julho de 2011

TEMOR

Atos 5.11: E houve grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.



Esse temor de que fala o texto acima aconteceu após Ananias e Safira, um casal de crentes, terem vendido uma propriedade por um valor e mentido aos apóstolos que fora por outro. Eles não tinham a obrigação de fazer a venda nem tão pouco de ofertar o valor à igreja, más quando decidiram fazê-lo, deveriam ter agido com honestidade e sinceridade, não com astúcia e engano. Diante de tal atitude, o juízo de Deus foi imediato, ambos caíram mortos diante de todos.
Segundo o dicionário, algumas definições para temor são: sentimento respeitoso, zelo, atenção, cuidado, inquietação do espírito que hesita em fazer algo receando que o ato não seja lícito.
Como mencionei, Ananias e Safira eram um casal de crentes, faziam parte da comunidade.
Meditando neste texto percebi que o temor a Deus e a tudo o que possa se relacionar a Ele não deve se apartar, jamais, do coração de cada crente.
Precisamos nos conscientizar de que sendo Deus para conosco Gracioso, Amoroso e Misericordioso, Ele continua sendo Deus, Senhor e Rei.
Por mais que tenhamos anos e anos de caminhada cristã, por mais que estejamos habituados com a rotina congregacional, não devemos perder a consciência de quem é Deus.
A preocupação quando vamos falar em nome de Deus ou fazer algo em sua obra é sinal de que há temor em nosso coração.
Temor.
O temor faz com que nos preocupemos em agradar a Deus, faz com que façamos com zelo e dedicação a obra do Senhor, cientes de que não podemos enganá-lo e que Ele conhece-nos totalmente, conhece perfeitamente nossas motivações.
O temor não nos deixa fazer as coisas despreocupadamente, de qualquer jeito, somente por nossa vontade ou seguindo nossas emoções.
O temor gera compromisso, responsabilidade, pontualidade, cuidado.
Uma das definições que não citei acima, más que chamou muito minha atenção, foi pontualidade. Temor é definido também como pontualidade. É claro que qualquer um de nós pode se atrasar, más não deve ser uma prática, fruto da despreocupação.
Você já parou para pensar que se visse Jesus fisicamente presente, durante o culto, com certeza sua postura seria bem diferente da que muitas vezes você tem? Eu já, por isso entendo que precisamos lutar contra a nossa lógica e colocar os olhos da fé em ação.
O propósito do crente em ir ao culto não é cumprir um compromisso qualquer ou assistir a uma programação. Segundo a Palavra de Deus, quando nos ajuntamos, Ele se faz presente, Ele está ali e ali nós nos achegamos, pela fé, a fim de expressar a Ele todo o nosso amor, gratidão, reconhecimento e reverência, e ainda recebermos mais de sua Pessoa.
Conversas, distrações, pensamentos distantes revelam que não estamos tendo a devida consciência espiritual do que está acontecendo.
Enfim, tudo quanto fizermos na obra do Senhor e tudo quanto falarmos em seu Nome deve ser alvo do nosso cuidado.
Que o Espírito Santo ajude a cada um de nós a não perdermos o temor com as coisas de Deus.
Ananias e Safira foram um exemplo deixado para cada um de nós.
Ajuda-nos Senhor Jesus.
Ana Cléa

Nenhum comentário:

Postar um comentário