A igreja de Cristo é muitas vezes comparada a uma noiva. Cristo é o Noivo e a igreja a noiva.
A noiva, quando se aproxima a data do casamento, cuida de todos os detalhes e se dedica para que tudo esteja perfeito, nos mínimos detalhes, para o tão esperado dia.
A igreja, como noiva do Senhor, precisa se preparar. É isso que o texto acima está ensinando.
O Noivo está chegando! O dia do nosso encontro com o Senhor se aproxima! Ele pode chegar a qualquer hora e sua noiva deve estar preparada, pronta, linda a sua espera.
Os adornos e os enfeites da igreja não estão em coisas exteriores e sim nas interiores, em seu procedimento, em sua postura, em sua obediência.
As coisas exteriores são muito bonitas, causam grande impressão, mostram status, poder, mas saiba, não são capazes de causar nenhuma admiração no Noivo.
O que toca o coração do Noivo, o que Ele quer encontrar quando chegar é uma igreja santa, uma igreja dedicada a andar segundo seus ensinamentos. Uma igreja que não está preocupada em ganhar espaço neste mundo, em adquirir riquezas ou status neste mundo, mas que esta dedicada em viver, a cada dia, a Sua vontade.
Amor, misericórdia, obediência, submissão, confiança, fé, gratidão, perdão, compaixão, doação, união, estes são os adornos que o Senhor quer encontrar em sua igreja!
Estes são os nossos adornos, estes são os nossos enfeites.
Não nos enganemos, grandes templos, equipamentos, fama e coisas semelhantes a estas não serão contempladas pelo noivo, pelo contrário, estas coisas nada são diante d'Ele e serão com este mundo, consumidas.
Como igreja, vamos nos preparar, mas escolhendo os adornos certos, aqueles que verdadeiramente irão agradar ao nosso Amado Noivo, quando Ele vier nos buscar.