Rádio Louvação

terça-feira, 12 de abril de 2011

GUARDA-TE...

Muitas vezes, diante de um comportamento, atitude ou pensamento errado de um irmão, nossa tendência natural é criticar, julgar, condenar, se espantar. "Como que fulano é capaz de fazer isso! Como que fulano é capaz de pensar aquilo"!

Esquecemos com facilidade que todos somos sujeitos as mesmas paixões, por isso Paulo adverte: "Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado."

Guarda-te, cuida-te, porque você também é humano e se exposto as mesmas situações, se não vigiar, pode vir a cometer as mesmas falhas!

Podemos discordar do próximo, devemos inclusive corrigi-lo, más nunca num sentimento de superioridade, sentindo como se jamais fôssemos capazes de cometer tal erro, e sim com misericórdia, sabendo que se não estivermos aos pés de Jesus, lutando para que a nossa carne seja sobrepujada pelo espírito, podemos sim, vir a cometer erros parecidos.

Há algum tempo atráz o Senhor me ensinou isso na prática. Em certa ocasião vi uma pessoa respondendo a outra com uma grosseria tão triste que me espantei e pensei: "nossa, como aquela pessoa pode agir assim"! Orei por ela más naquele entendimento e sentimento de que daquela forma eu não seria capaz de agir, até que fui surpreendida por mim mesma. Em uma ocasião, exposta ao stress e ao cansaço, vi que seria capaz de agir da mesma forma. Não agi, pela graça de Deus, más consegui compreender, não justificar, a fraqueza do próximo.

E é isso que o nosso Deus quer, que tenhamos compaixão uns dos outros, sabendo que todos somos falhos. Se cometermos o erro de achar que estamos imunes a determinadas falhas deixaremos de vigiar, de depender do Senhor, e aí facilmente enfraqueceremos.

Não devemos aceitar o pecado. Devemos orar e devemos exortar, más sempre com atitude de compaixão e misericórdia diante da falha do próximo e não de acusação e condenação. Quanto mais reconhecermos nossas fraquezas e limitações, mais misericordiosos seremos com o próximo e mais dependentes seremos da ajuda do Senhor, e nessa dependência, mais protegidos e fortalecidos estaremos.

A nossa vitória, o nosso êxito está no Senhor, somente n'Ele, jamais em nós mesmos.

Ana Cléa

Nenhum comentário:

Postar um comentário