Rádio Louvação

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lectio Divina


Lectio divina

Algum tempo atrás conheci alguns irmãos da Igreja Presbiteriana que me falaram sobre a prática da Lectio Divina. Fiquei interessado, principalmente porque o nome “Lectio Divina” me chamou a atenção. Praticamos algumas vezes, porém, a forma como foi apresentada a principio parecia algo improdutivo. Então, fui à pesquisa, já que era uma prática pouco ou nada ortodoxa dentro do evangelicalismo, o fato é que é uma pratica muito corriqueira no meio monástico católico.
“A Lectio Divina é um dos grandes tesouros da tradição cristã de oração. Significa Leitura Divina, isto é, ler o livro que acreditamos ter inspiração divina. Essa tradição de oração tem origem no método hebreu de estudar as Escrituras chamado haggadah. A Haggadah consistia na interpretação interativa das Escrituras pela utilização livre do texto para explorar seu significado interior. Fazia parte da prática devocional dos judeus nos dias de Jesus.”[1]
Consiste num método de cultivar a amizade com Cristo, ou seja, uma forma de escutar os textos das escrituras como se estivéssemos conversando com Jesus, deixando ele sugerir os temas da conversa.

A Lectio Divina possui duas formas de ser executada, uma denominada Monástica e outra Escolástica.
A forma monástica da Lectio Divina é um método antigo que era praticado pelos Pais e Mães do Deserto e, posteriormente, em mosteiros do Oriente e Ocidente. A forma monástica não tem estrutura. Escuta-se a palavra de Deus em texto específico escolhido para a ocasião e depois segue-se a atração do Espírito.
A forma Monástica ela é desenvolvida em quatro momentos: Ler (Lectio) , Meditar (Meditatio), Orar (Oratio) e Contemplar (Contemplatio).
A forma Escolástica da Lectio Divina desenvolveu- se na Idade Média no início do período escolástico. Nesta época iniciou-se uma tendência de compartimentar a vida espiritual. Ao crescer esta tendência, a ênfase foi colocada mais na análise racional e menos na experiência pessoal. A forma escolástica divide o processo em estágios ou passos de feitio hierárquico. Sendo eles: 1. Ler a Palavra e ouvir com o coração; 2. Ler a passagem novamente e refletir a Palavra de Deus; 3. Ler outra vez a passagem e responder espontaneamente a Palavra de Deus; 4. Ler a passagem uma última vez e descansar na Palavra.

Após buscar a compreensão quanto ao uso do método da Lectio Divina, entendi que de fato ela nos leva uma amizade mais profunda com Jesus Cristo. Deixei de lado meus preconceitos e passei a utilizar o método. Não quero aqui fazer apologia a Lectio Divina, porque entendo que a forma de buscar a Deus é livre. Posso dizer que hoje a tenho como forma devocional de buscar intimidade com Deus.

Ivan Aralde


[1] Folder escrito por  Dom Thomas Keating, OCSO

Nenhum comentário:

Postar um comentário