Rádio Louvação

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Lectio Divina - Método Monástico


Em post do dia 17/02/2010 discorri sobre a Lectio Divina. Quero neste falar um pouco sobre os momentos do método monástico: Ler, Meditar, Orar e Contemplar.
Momento do ler – Escolha uma passagem das escrituras, dê preferência aos evangelhos e salmos, leia, atenta com os ouvidos do coração, não busque fazer uma exegese do texto lido, mas deixe que uma palavra, sentença ou parágrafo toque o seu coração. Leia novamente, uma vez pós outra até que ela se fixe profundamente em seu coração.  
Num segundo momento, o meditar – reflita sobre a palavra colocada em teu coração, delicie-se com ela, permita que ela faça ressonância em seu coração. Cultive uma atitude de receptividade, deixe a palavra permear suavemente o momento de oração.
Num terceiro momento, o orar – responda espontaneamente, agora não se trata de fazer alguma coisa, mas acontece um movimento involuntário do coração ao Espírito que o conduz. Na oração, o coração detém o controle, talvez surja uma oração de louvor, agradecimento ou petição. Ofereça, escreva essa oração, compartilhe com outras pessoas.
Por fim o momento contemplar – esse é um momento de descanso na presença de Deus. Um momento em que nos deixamos envolver pelo Espírito e ficamos em adoração.

Ivan Aralde


Nenhum comentário:

Postar um comentário