Rádio Louvação

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DAVI

Davi recebeu do Senhor, ainda muito jovem, a declaração de que seria rei de Israel, sendo até ungido, nesta época, como tal.
Neste tempo Saul reinava, e Davi, mesmo já tendo sido designado pelo Senhor para ser rei, o serviu com submissão e dedicação, primeiro como músico e depois como soldado. Teve tanto sucesso como guerreiro que conquistou a honra de ser genro do rei.
Pode ser que Davi tenha imaginado, quando recebeu a promessa, que breve assumiria o trono, más isso não aconteceu. Davi trilhou um longo caminho até chegar lá.
Depois de servir fielmente a Saul começou a ser perseguido por ele. Perseguido das formas mais perigosas e covardes, por mais ou menos 14 anos!
Saul fez de tudo para tirar a vida de Davi más este manteve uma conduta correta diante do Senhor.
Muitas lições podem ser aprendidas com Davi, compartilho duas:
Primeira Lição: Mesmo sendo perseguido por Saul, depois de tê-lo servido fielmente, Davi jamais se levantou, quer por palavras ou ações, contra ele. Teve a oportunidade de tirar a vida de Saul por duas vezes más não o fez.
Ele sabia que se levantar contra uma autoridade estabelecida por Deus era errado. Ele tinha o entendimento de que, se Deus estabeleceu, Deus é que poderia destituir (I Samuel 26.9-11).
Mesmo após a morte de Saul, Davi permaneceu fiel, demonstrou que, ao final, não havia rancor, amargura ou raiva em seu coração. Após assumir o trono convocou todo o povo para lamentar a morte de Saul. Compôs uma canção para o povo de Judá cantar em honra a Saul e a seus filhos. Que exemplo!
Quantos tem se rebelado através de atitudes, de palavras, de sentimentos, de descaso, nestes últimos dias!
Davi agiu com misericórdia e honrou Saul até o fim. Sua postura não foi superficial, de aparência, más veio do coração. Embora Saul tivesse feito o que fez, Davi conseguiu agir com misericórdia para com ele e por isso foi considerado um homem segundo o coração de Deus.
É isso que o Senhor nos ensina e espera de nós.
Segunda Lição: Davi não estava ansioso em assumir o posto de rei. Ele sabia que se Deus o queria reinando nada nem ninguém poderia atrapalhar este propósito, por isso, esperou o tempo do Senhor. Ele não colocou a culpa em Saul por não poder assumir o trono logo que recebeu a promessa, não tentou tirar Saul do caminho, não deixou que seu coração se enchesse de raiva ou amargura. Ele creu que a hora em que o Senhor o quisesse no trono, lá ele estaria.
Precisamos encarar que muitos sonhos e planos que traçamos podem não se concretizar por não ser propósito do Senhor, apenas nosso. É duro, más é necessário encararmos isso, se não acabaremos frustrados, culpando aos outros, ou a nós mesmos pela não realização de muitos dos nossos planos.
Devemos colocar nossos intentos aos pés do Senhor para ver se é plano dEle também, e então, descansar. Se for do Senhor, no devido tempo, se concretizará, assim como foi com Davi. Não há Sauls que possam impedir a vontade de Deus em nossas vidas.
Por fim, em tudo que Davi passou, em todo o caminho até assumir o trono, Deus estava no controle. Não Saul, não as circunstâncias, não o diabo.
Davi estava sendo preparado e trabalhado pelo Senhor para assumir o trono.
Assim como Davi, esforcemo-nos por honrar nossos líderes; esforcemo-nos por agir com amor mesmo que sejamos tratados de forma contrária; esforcemo-nos por descansar, confiar e esperar no Senhor.
Oremos para compreender o trabalhar do Senhor, entendendo que muitas vezes pessoas e situações que nos aborrecem podem ser instrumentos usados por Ele para nos lapidar e moldar.
Ana Cléa

Nenhum comentário:

Postar um comentário