Rádio Louvação

terça-feira, 22 de maio de 2012

CEIA

Compartilho uma meditação que minha irmã Kátia me enviou, que abençoe a todos.

I Coríntios 11.23: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei...’’
Neste texto Paulo trata da questão da celebração da ceia do Senhor.
Ele exorta dizendo que a atitude dos irmãos, nas reuniões de celebração da ceia, não mereciam louvor algum.
Quero falar de um ponto que entendo ser um dos motivos da exortação, à falta de comunhão que estava ocorrendo naquela igreja.
Estavam ocorrendo desavenças porque cada um estava procurando o seu próprio bem estar e se descuidando dos demais.
Até posso imaginar a cena, alguns chegando mais cedo, trazendo sua cesta de "pique-nick", com coisas deliciosas, enquanto outros chegando mais tarde, talvez por morarem distantes ou por não possuírem uma condição financeira tão abastada, traziam, então, uma comida mais simples ou até mesmo, nada.
Alguns comiam e bebiam até ficarem fartos e outros acabavam não se alimentando bem; uns bebiam até ficarem embriagados enquanto outros pouco ou nada bebiam.
Nesse contexto, eles celebravam a ceia do Senhor.
Quando soube disso, Paulo, imediatamente, procurou mostrar que assim eles estavam desprezando a Igreja do Senhor e envergonhando aqueles que nada tinham para trazer, então disse: “assim como aprendi de Jesus, passo a vos ensinar.”
Jesus tomou sua última ceia junto com seus discípulos, repartindo, dividindo o pão e o cálice, em um momento de amor e de íntima comunhão.
A igreja, ao cear, deve demonstrar o mesmo, amor, intimidade e comunhão, assim como o Senhor demonstrou; do contrário, estará participando indignamente, não conhecendo o que realmente é o Corpo de Cristo e o que é fazer parte dele.
O desejo de Jesus para seu Corpo, para sua Igreja, é o amor, é a união, é o ajuntamento dos santos para celebrar o seu sacrifício, a sua entrega e isso em amor e comunhão.
Em nossos dias não celebramos a ceia com festa, com comida, más o princípio ainda é o mesmo, devemos estar em comunhão com Cristo e uns com os outros para que lembremos, celebremos e anunciemos o que Ele realizou através da Sua morte, sempre na expectativa da sua volta.
Participemos da ceia em intimidade e comunhão com o Senhor, e também com os irmãos, esse foi o exemplo que nosso Mestre nos deixou, e também, o que Paulo recebeu e transmitiu.
Kátia


Nenhum comentário:

Postar um comentário