I Coríntios 12.4-121418-2129-30 - Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra de sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Porventura, são todos apóstolos?Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprove. Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo? O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. Não podem os olhos dizer a mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
Algo preocupante tem acontecido hoje no meio do povo de Deus.
O Senhor tem visivelmente levantado servos com muitos dons para abençoar seu povo. Muitos tem sido usados maravilhosamente para curar, outros para ensinar, outros para exortar e outros para profetizar, mais muitos destes servos usados pelo Espírito Santo tem se equivocado em seu entendimento, eles estão achando que são o Corpo de Cristo e não apenas membros deste Corpo, e neste pensamento estão desprezando os demais membros dos quais também precisam.
Muitos, por estarem sendo usados para abençoar vidas ou por seus ministérios estarem crescendo em comparação aos demais, entendem que Deus está agindo somente em suas vidas ou em seus ministérios.
Pensamentos como os abaixo são seguidamente ouvidos:
"Ah! Nós é que estamos corretos pois temos um conhecimento profundo da Palavra de Deus"!; "Ah! Deus está mostrando que age mesmo é neste ministério pois em que outro tem havido tantas curas e libertações!"; "Ah! Nossa igreja é que é a certa pois cresce como nenhuma outra!"
Nós seres humanos temos a tendência de limitar Deus segundo a nossa limitada visão e nosso limitado entendimento.
O Corpo de Cristo está espalhado por toda a face da terra. Os variados grupos e ministérios, as variadas igrejas e denominações, alicerçados em Cristo é que, juntos, formam o Corpo de Cristo.
Um servo não pode se sentir especial diante dos demais por exercer determinada função, pois está ali para cumprir seu papel e sozinho não seria nada, não teria a menor função ou utilidade.
Está ocorrendo o que Paulo escreveu. O braço está dizendo para o pé eu não preciso de ti. A perna está dizendo Deus está somente comigo porque eu sou perna.
O corpo precisa de todos os membros não apenas de um. O Corpo de Cristo precisa de todos os servos que, juntos, cada qual desempenhando seu papel, cumprirão o propósito de Cristo.
Se todos fossem mão, se todos fossem usados da mesma forma, onde estaria o Corpo?
Pode você afirmar que tem todos os dons do Espírito?
Pode você afirmar que em seu ministério há a manifestação de todos os dons do Espírito?
Pode você afirmar que o Corpo de Cristo precisa somente de você ou de seu ministério?
Não!
O Corpo só é Corpo com a união, com a presença e com a participação de cada membro.
O Corpo de Cristo precisa de você, do seu ministério, más também dos demais, esta é a verdade.
Uns possuem o dom do conhecimento más não o de curar, outros possuem o dom de profetizar más não o de exortar, outros possuem o dom de falar em outras línguas más não o de ensinar e o Corpo de Cristo é formado pela união de todos. A igreja precisa de todos, mesmo que não façam parte da mesma denominação.
Jesus usa aquele que muitas vezes desprezamos. Aquele que muitas vezes consideramos frágil ou débil é necessários ao Corpo e poderemos precisar dele, o Senhor poderá o usar para nos abençoar.
Você precisa, quer aceite ou não, dos demais.
Quando a igreja entender isso deixará de se dividir (espiritualmente), de se ensoberbecer e de se desprezar.
Outra coisa, não precisamos almejar ser o que o outro é. Você não precisa se sentir menos amados por Deus por não ter o dom que o irmão ao lado tem. Todos somos importantes no Corpo do Senhor.
Somos mais fortes em determinadas coisas e mais frágeis em outras. Através da unidade as forças são compartilhadas a todos e as debilidades e carências são supridas. Todos somos abençoados e fortalecidos e acabamos desfrutando de tudo, não apenas de uma parte.
Seu ministério pode estar crescendo e pode estar sendo usado por Deus poderosamente em algumas áreas más você pode ter a certeza de que se não estiver em união com os demais, você estará perdendo, os demais estarão perdendo, a Igreja, o Corpo de Cristo estará perdendo.
Quem estará ganhando?
Somente o reino das trevas, está é a verdade.
Ana Cléa