Rádio Louvação

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Servir


Estes dias que passei em Curitiba foram preparados pelo Senhor. Pensei em ficar uma semana e fiquei quase quarenta dias!
Foi maravilhoso passar este tempo sozinha com meu marido e filhos. Passeamos bastante, participamos de muitos cultos, curtimos muito com as crianças.
Mas o que quero compartilhar é o trabalhar de Deus na minha vida. Como disse, foram dias maravilhosos, mas no início não foi fácil me adaptar a rotina e dar conta de três crianças e da casa sozinha, já que o Ivan trabalha o dia todo.
Num dos primeiros dias, a noite, eu estava um pouco irritada, pois não conseguia ter muito tempo para mim mesma, foi quando o Espírito Santo falou ao meu coração dois textos da Palavra de Deus.
- O amor não busca seus próprios interesses;
- O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir.
Foi então que compreendi que o Senhor estava me ensinando, além da teoria e mais na prática, a servir. Deixar o egoísmo e a auto satisfação de lado simplesmente servir aqueles ao meu lado.
Não é fácil deixar a nós mesmos num canto, de lado, para nos dedicarmos aos outros. Algumas vezes a velha criatura quis ressuscitar, mas Jesus a subjugou dentro de mim e venci. O Senhor me ensinou a deixar o orgulho e a vaidade (que muitas vezes estão escondidinhos dentro de nós) de lado, e não buscar somente minha auto realização. Aprendi ser um pouco mais humilde, aprendi a descansar mais no Senhor, não me angustiando por querer fazer isso ou aquilo, aprendi a lutar pelo meu tempo com o Senhor.
Deus nos ensina em todo o tempo. Sempre oro pedindo que Ele me ensine em todas as situações, por sua graça Ele tem me ensinado. Oro para que eu possa aplicar, no meu dia a dia, o que tenho aprendido. Oro para que eu possa servir mais do que buscar ser servida.
Obrigada Senhor por estes dias em Curitiba, onde me alegrei com meu querido esposo e filhos e recebi o teu trabalhar em mim.
Amo-te, Senhor Jesus, ensina-me a cada dia.
Amo-te, Ivan, meu querido marido.
Amo vocês, filhos, família, queridos irmãos.

Ana Cléa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Conquistados por Jesus


Apocalipse 5.9b: ...porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.


Neste final de semana tive a oportunidade de ouvir um irmão indígena, também pastor, testemunhando do seu amor por Cristo bem como da obra que o Senhor tem realizado em sua vida e entre seu povo.
Ele falou sobre leis e decretos criados para impedir a obra do evangelho entre os povos indígenas e de como o Senhor tem prevalecido, subjugando a resistência de Satanás.
Foi maravilhoso ver o cumprimento do texto acima; foi maravilhoso constatar que o Senhor está comprando para Si homens entre todos os povos; foi maravilhoso contemplar o poder do evangelho, o poder da cruz de Cristo unindo em uma só fé, em um só corpo e em um só Espírito homens tão diferentes, rompendo barreiras, rompendo a resistência do inimigo, e estendendo a todos a sua graça.
Obrigada Senhor, por fazer parte do seu povo.
Obrigada Jesus, porque por Ti, também fui comprada.


(Acima foto do irmão Eli Catachunga Ticuna e Daniel José)


Ana Cléa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

NÃO SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM

DEUTERONÔMIO 8.3b: ... para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem.

Deus, através de muitas situações, levou o povo de Israel a entender que sua Palavra é mais importante para o homem do que qualquer outra coisa. Por isso Ele instrui a buscar sua Palavra e sua Presença antes das demais coisas.
O pão, ou seja, as coisas deste mundo como alimento, trabalho, status, poder, bens, nos fazem bem, mas suprem apenas nossas necessidades físicas. Na hora dos desafios, das dificuldades, das tribulações ou aflições da vida, pelas quais muitas vezes passamos, não serão de grande ajuda, pois nada podem fazer pelo nosso homem interior. Não são capazes de nos fazer permanecer de pé diante de determinadas dificuldades. As coisas deste mundo não nos serão suporte emocional, psicológico e muito menos espiritual. O homem não deve estar alicerçado ou apoiado nestas coisas, pois mais cedo ou mais tarde, ele pode, interiormente, desabar.
A Palavra de Deus nos alerta a alimentarmos não só o nosso corpo físico, a buscarmos não só as coisas deste mundo, mas a alimentarmos, principalmente, nosso espírito, a buscarmos as coisas do alto. Fazemos isto estudando a Palavra de Deus, orando, indo a igreja ouvir a Palavra de Deus e aprender com outros irmãos e, finalmente, enquadrando nossa vida na vontade de Deus. Aí estaremos alimentando nosso homem interior, aí estaremos construindo alicerces profundos e seguros para nossa vida.
Jesus Cristo é o verdadeiro alicerce. Ele é esperança, é segurança, é apoio e sustento diante das tempestades da vida. Ele é o alimento mais importante para o homem.
Pessoalmente, eu já detinha intelectualmente este conhecimento, mas diante de uma tribulação pela qual minha família passou, que foi o acidente do meu pai, o Senhor me ensinou na prática esta verdade. Esta foi a terceira lição que aprendi através daquela tribulação.
Percebi na realidade, que as coisas que eu tinha ou o que eu era, não me ajudavam a ficar de pé, não me sustentavam ou davam apoio. Somente o Senhor, a Palavra do Senhor, a esperança no Senhor e minha comunhão com o Senhor, foi o que me manteve de pé e sustentou. Deus foi o meu alicerce. Deus é o meu alicerce. Se não estivesse apoiada nEle, se não tivesse Ele em minha vida, teria desabado.
Não só de pão viverá o homem, não só das coisas deste mundo você poderá viver. Você só terá uma vida segura, você só terá apoio verdadeiro e sustendo nos momentos em que precisar, se tiver andando, lado a lado, com Jesus.

Ana Cléa

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

TRABALHE ENQUANTO É DIA

João 9.4: É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quanto ninguém pode trabalhar.

Neste texto, Jesus ensina que devemos fazer a obra de Deus enquanto é dia, ou seja, enquanto temos a oportunidade, enquanto estamos bem e podemos fazer, pois a noite vem, ou seja, dias mais difíceis vem, onde não conseguimos trabalhar.
Enquanto é dia, enquanto estamos física e emocionalmente bem, enquanto dispomos de tempo, enquanto vivemos tempos de tranquilidade e calmaria, devemos nos empenhar na obra de Deus, devemos nos empenhar em ajudar, servir e orar pelos que estão a nossa volta.
As vezes, a noite vem. São tempos em que passamos por tribulações, é onde nosso tempo fica extremamente reduzido, é não conseguimos trabalhar como gostaríamos.
Esta foi a segunda lição que aprendi com o Senhor no período em que meu pai sofreu um acidente e esteve enfermo, e toda a família viveu tempos de angústia. Naqueles momentos o Senhor me trouxe a memória este ensinamento de Jesus, e foi quando, então, eu pude realmente compreendê-lo.
Durante a noite, durante as tempestades e dificuldades da vida, muitas vezes ficamos física e emocionalmente debilitados, não conseguimos trabalhar, ficamos muitas vezes sem forças para lutar por nós mesmos e pelos outros. Nestes momentos precisamos e somos sustentados, em primeiro lugar, pelo Senhor, e depois pelo amor, pelo apoio, pelo carinho e pelas orações dos nossos irmãos.
Durante a noite não conseguimos trabalhar, não conseguimos dar, necessitamos receber.
O nosso viver tão agitado muitas vezes nos impede de enxergar esta realidade, e deixamos de fazer a obra do Pai quando podemos.
Que enquanto é dia, possamos nos dedicar ao Senhor e a sua obra com todo o nosso coração; que possamos fazer o bem, ajudar e orar pelas pessoas que estão a nossa volta, que possamos demonstrar amor e carinho. Ame aqueles que estão a sua volta, não importa se mereçam ou não; demonstre seu amor aos seus familiares, aos seus irmãos e faça o que puder para servir a todos.
Ame a Deus, ame e demonstre seu amor a seu próximo, família e irmãos, isso sempre será, em todo o tempo, refrigério ao seu coração.

O Senhor nos ensina em todo o tempo. Que possamos aprender e viver seus ensinamentos.

Ana Cléa


Lectio Divina - Método Monástico


Em post do dia 17/02/2010 discorri sobre a Lectio Divina. Quero neste falar um pouco sobre os momentos do método monástico: Ler, Meditar, Orar e Contemplar.
Momento do ler – Escolha uma passagem das escrituras, dê preferência aos evangelhos e salmos, leia, atenta com os ouvidos do coração, não busque fazer uma exegese do texto lido, mas deixe que uma palavra, sentença ou parágrafo toque o seu coração. Leia novamente, uma vez pós outra até que ela se fixe profundamente em seu coração.  
Num segundo momento, o meditar – reflita sobre a palavra colocada em teu coração, delicie-se com ela, permita que ela faça ressonância em seu coração. Cultive uma atitude de receptividade, deixe a palavra permear suavemente o momento de oração.
Num terceiro momento, o orar – responda espontaneamente, agora não se trata de fazer alguma coisa, mas acontece um movimento involuntário do coração ao Espírito que o conduz. Na oração, o coração detém o controle, talvez surja uma oração de louvor, agradecimento ou petição. Ofereça, escreva essa oração, compartilhe com outras pessoas.
Por fim o momento contemplar – esse é um momento de descanso na presença de Deus. Um momento em que nos deixamos envolver pelo Espírito e ficamos em adoração.

Ivan Aralde


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CONFIAR – Salmo 91

Gostaria de compartilhar com meus queridos irmãos algo que o Senhor falou ao meu coração hoje, dia 11 de fevereiro.


Durante esta noite, tive um sonho. Sonhei que estava no meio de uma floresta com um grupo de pessoas desconhecidas. Cada vez aparecia um bicho horrível para nos devorar, e assim, as pessoas iam sendo devoradas e destruídas uma a uma.

Eu corria desesperada de um lado para outro e não achava um local ou momento de onde pudesse ter paz e segurança. Apenas via as pessoas sendo devoradas e corria desesperada. Acordei do sonho deste modo.

Orei e jejuei pela manha e pedi ao Senhor livramento. Após ter lido o salmo 27 o Espírito Santo trouxe a minha mente o salmo 91 e veio uma grande vontade ao meu coração de ser este salmo. Li.

O salmo 91 e maravilhoso, não leio muito ele mas e tremendo. Lendo esta manha aprendi que devemos amar ao Senhor de coração pois Ele diz - porque a mim se apegou com amor eu o livrarei.

Mas a grande lição que o Senhor me ensinou, e creio que por isso permitiu que eu tivesse aquele sonho onde corria desesperada de monstros ferozes, é que eu tenho que fazer dEle o meu refúgio. Olhe o que diz o v. 3 - meu refúgio e esconderijo é o Senhor meu Deus, em quem confio. E o v.9 - O Senhor é o meu refúgio.

 Terminei o sonho desesperada porque não tinha onde me esconder e estar segura, o Senhor, então, falou ao meu coração que de verdade, na realidade do nosso dia a dia, Ele e o meu esconderijo onde posso me esconder e estar segura. Ele trouxe a minha memória a lembrança de quando eu era criança e estava com medo ou aprontava alguma e então corria para me esconder atrás do meu pai ou da minha mãe. Você com certeza já viu uma criança pequena quando esta com medo ou apronta alguma e então corre para se esconder atrás do pai ou da mãe, quando vemos esta cena ficamos as vezes com vontade de dar uns cascudos pois pensamos que espertinha! Mas o Senhor, me trazendo a memória esta lembrança, disse-me que é esta esperteza e sentimento que devemos ter com relação a Ele. Na vida enfrentamos as vezes situações ou monstros que nos causam medo ou nos deixam angustiados ou sem esperança e ate mesmo apavorados, nesta situação, devemos fazer do Senhor nosso real refúgio. Vejo o perigo e opa! Saio correndo para traz do meu Pai, sabendo que Ele me protegera de quem quer que seja e o meu coração terá paz.

Através deste sonho e da ministracao do Senhor ao meu coração através do salmo 91, aprendi isso, hoje. Eu já tinha este conhecimento, já havia aprendido isto, mas o aprendizado estava apenas no meu entendimento. Hoje pude sentir isso de verdade, saber que em situação de perigo, quando percebo a resistência do inimigo, posso lembrar que o meu Pai esta lá, e pela fé, correr para Ele, sabendo que Ele me esconderá e protegerá.

O Senhor tem me ensinado desta forma nos últimos dias. Outro dia o Espírito Santo falou ao meu coração através da passagem em que Jesus diz que nos deu autoridade para repreender o mau e o inimigo. Como na situação anterior, eu já havia aprendido isso, mas o Senhor abriu o meu coração e eu pude receber pela fé a autoridade que o Senhor me concedeu, e ver que se Ele me delegou esta autoridade eu a tenho e posso andar nela.

Sei que este texto é grande, mas compartilho para nos alegrarmos em saber que o Senhor nos ensina. Que estas verdades possam abençoar você também e que o Senhor possa abrir o nosso coração a cada dia, não só o nosso entendimento, para recebermos e vivermos nas suas bênçãos.


Ana Cléa C Conceição

Lectio Divina


Lectio divina

Algum tempo atrás conheci alguns irmãos da Igreja Presbiteriana que me falaram sobre a prática da Lectio Divina. Fiquei interessado, principalmente porque o nome “Lectio Divina” me chamou a atenção. Praticamos algumas vezes, porém, a forma como foi apresentada a principio parecia algo improdutivo. Então, fui à pesquisa, já que era uma prática pouco ou nada ortodoxa dentro do evangelicalismo, o fato é que é uma pratica muito corriqueira no meio monástico católico.
“A Lectio Divina é um dos grandes tesouros da tradição cristã de oração. Significa Leitura Divina, isto é, ler o livro que acreditamos ter inspiração divina. Essa tradição de oração tem origem no método hebreu de estudar as Escrituras chamado haggadah. A Haggadah consistia na interpretação interativa das Escrituras pela utilização livre do texto para explorar seu significado interior. Fazia parte da prática devocional dos judeus nos dias de Jesus.”[1]
Consiste num método de cultivar a amizade com Cristo, ou seja, uma forma de escutar os textos das escrituras como se estivéssemos conversando com Jesus, deixando ele sugerir os temas da conversa.

A Lectio Divina possui duas formas de ser executada, uma denominada Monástica e outra Escolástica.
A forma monástica da Lectio Divina é um método antigo que era praticado pelos Pais e Mães do Deserto e, posteriormente, em mosteiros do Oriente e Ocidente. A forma monástica não tem estrutura. Escuta-se a palavra de Deus em texto específico escolhido para a ocasião e depois segue-se a atração do Espírito.
A forma Monástica ela é desenvolvida em quatro momentos: Ler (Lectio) , Meditar (Meditatio), Orar (Oratio) e Contemplar (Contemplatio).
A forma Escolástica da Lectio Divina desenvolveu- se na Idade Média no início do período escolástico. Nesta época iniciou-se uma tendência de compartimentar a vida espiritual. Ao crescer esta tendência, a ênfase foi colocada mais na análise racional e menos na experiência pessoal. A forma escolástica divide o processo em estágios ou passos de feitio hierárquico. Sendo eles: 1. Ler a Palavra e ouvir com o coração; 2. Ler a passagem novamente e refletir a Palavra de Deus; 3. Ler outra vez a passagem e responder espontaneamente a Palavra de Deus; 4. Ler a passagem uma última vez e descansar na Palavra.

Após buscar a compreensão quanto ao uso do método da Lectio Divina, entendi que de fato ela nos leva uma amizade mais profunda com Jesus Cristo. Deixei de lado meus preconceitos e passei a utilizar o método. Não quero aqui fazer apologia a Lectio Divina, porque entendo que a forma de buscar a Deus é livre. Posso dizer que hoje a tenho como forma devocional de buscar intimidade com Deus.

Ivan Aralde


[1] Folder escrito por  Dom Thomas Keating, OCSO